Tipos de marketing: Pense nessa cena: Você vai ao mercado simplesmente para comprar pão. Assim que cruza as portas de entrada você dá de cara com uma exposição toda especial das caixas de bombom Lacta, mesmo sem precisar daquele produto, você não resiste, pois além de gostoso ele está com um preço super especial então, você o coloca na cestinha. Seguindo em direção a padaria do mercado você passa por diversas margarinas, requeijões, leites, achocolatados, cafés, danones e tudo mais que combine com um café da tarde. Ao passar no caixa você percebe quantas coisas a mais você está levando e então observa que ao seu lado encontram-se pacotes de pilhas, mais um item no carrinho.
Quantas vezes não passamos por essas situações?Pois é, absolutamente todas as ênfases de coisas citadas na passagem são pensadas por profissionais da área de marketing para atrair e seduzir sua atenção e muitas vezes, sem ao menos precisar, você acaba levando um produto devido ao raciocínio ideal dessas pessoas. Vamos analisar cada parte desse curta?
Primeiramente citemos as prateiras todas especiais que iluminam certo produto. Isso é o chamado “Trade Marketing”, ou seja, você está promovendo um produto em especifico e está chamando a atenção das pessoas que estão chegando ao estabelecimento para que estes tenham vontade de adquirir também o produto. O Trade Marketing é assim, especifico, claro e rotativo para que a marca não fique visada, e mais: esse tipo de propaganda dentro do estabelecimento é pago pela própria empresa do produto e não gera gastos para o mercado em si.
Segundo momento: Ao seguir em direção ao local onde você estava previamente decidida a ir você sempre encontrará mercadorias que girem em torno do produto principal. Como no caso da padaria, o que combina com pão está ali, no corredor principal, certo? Um outro exemplo é quando vamos direto ao açougue, pois o corredor principal tem espetos, temperos e farofa. Essa arrumação também é pensada pelo marketing da empresa, no caso, do mercado, para induzir com que os clientes levem mais coisas do que realmente precisam naquele momento.
Por fim, temos mais uma situação que seria a das pilhas. Repare que objetos pequenos e de fácil esquecimento sempre estão na boca do caixa para que a pessoa não se esqueça de jeito nenhum de adquirir a mercadoria. Ninguém entra em um supermercado e enfrenta fila para comprar apenas um pilha ou um halls.Esteja sempre atento a estes meios de indução e escape deles. Os marketeiros ficam ali, planejando e criando meios de seu dinheiro dizer adeus enquanto os deles dizer oi com o valor que cobram pro estes projetos.
Fonte: ficandoonline.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário